Hawks Paintball - Grupo de Combate - Assis - SP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hawks Paintball - Grupo de Combate - Assis - SP

Forum destinado ao praticantes de Paintball de Assis e região
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Danilo
Admin
Danilo


Mensagens : 264
Data de inscrição : 30/05/2011
Idade : 50
Localização : ASSIS - SP

USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL Empty
MensagemAssunto: USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL   USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL EmptyQui Jun 16, 2011 2:44 pm

USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL

Como tirar melhor proveito das comunicações via rádio

O uso dos radiocomunicadores no Paintball é algo que tem crescido à medida que as modalidades de Cenário e Mata voltam a crescer e retomar seu espaço.

A primeira coisa a se fazer é adquirir um rádio, que seja compatível com todos, senão com a maioria dos membros do seu time.
Atualmente os Talkabout da Motorola tomaram o mercado com uma diversidade de modelos e alguns acessórios, que se prestam muito bem para nosso tipo de uso, mesmo que não sejam exatamente perfeitos (tanto os rádios como seus acessórios) à nossos anceios e necessidades, mas ainda há outras opções menos conhecidas que oferecem muito mais com preços bem parecidos.

Com o rádio em mãos vamos tratar de outros assuntos referentes a seu uso e como podemos tirar melhor proveito deles:

Antes de mais nada... se seu rádio não funcionar... você será aquele garotinho que sempre sobra na escolha dos times na pelada... e se tiver sorte, acaba indo “catar” no gol... ou ficar de gandula!
- Portanto... cheque seu equipamento antes de ir para o jogo e faça um teste de voz com os membros de sua equipe, obviamente lembrando de pré-ajustar o(s) canal(ais) que serão utilizados.
(Esse item será visto em tópico específico, onde trataremos da segurança da comunicação.)

Voltando ao “não funcionar do rádio”... não se esqueça de verificar o status de suas baterias (ou pilhas), e certifique-se de ter pelo menos um jogo de baterias/pilhas reserva! Sempre é possível que você esqueça seu rádio ligado o que fatalmente irá comer a carga das baterias... ou que um membro de seu time tenha o mesmo tipo de problema e não tenha bateias/pilhas reservas para seu rádio, tendo que ficar à margem da equipe, completamente sem comunicação por conta de um problema simples de resolver.

Bom... vamos então falar da segurança da comunicação e nos detalhes que a cercam.

- O basicão da segurança é trabalhar numa faixa ou canal exclusivo, de preferência com algum artifício de criptografia digital ou embaralhamento de voz (Scambler)... mas isso QUASE nunca é possível, justamente porque qualquer um que tiver um aparelho similar ao seu terá plenas condições de monitorar livremente sua conversação, ainda mais se o aparelho de escuta espiã tiver um Scanner de frequência ou de canal.

É óbvio que sempre é possível combinar com ambos os times qual frequência cada um vai usar... e esperar que todos usem do bom e velho “jogo-limpo” e não quebrem o acordo de cavalheiros da não invasão de canais de freqüência.
Infelizmente, todos nós sabemos que não podemos contar com tanta cordialidade e por isso, temos que nos cercar de manobras furtivas de comunicação que dêem mais trabalho aos “espiões” de captarem nossas conversas.

O ideal é a combinação de uma série de canais para o uso da equipe ou time, que podem (e devem) ser alterados de tempos em tempos durante o jogo, justamente com a intenção de dificultar que os oponentes rastreem nossas comunicações.
Essa combinação pode ser aleatória com a eleição de alguns canais específicos que sigam uma ordem pré-determinada (ex.: Canal 01, Canal 07, Canal 15, Canal 02), ou uma combinação lógica (Canais pares, Canais múltiplos de 3, múltiplos de 4, etc.).

Nessa consciência, pode-se então alterar o canal de uso à cada 05 minutos de jogo – marcados nos relógios pessoais de cada jogador (ou em outra ordem de tempo combinada), ou solicitar a mudança por código. Por exemplo: “__Atenção, alteração de canal!... Canal Vermelho em 01 minuto!”

Logicamente que esse tal “Canal Vermelho” já deverá ter sido pré-combinado com o pessoal do time, de forma que nenhum colega desinformado tenha que fazer a fatídica pergunta: “__Mas que Canal Vermelho é esse?”... e pior ainda... que outro colega super-bem-intencionado, mas completamente sem noção tática, entre na conversa e responda: “__O Canal Vermelho é o 12 Junin!”

Para facilitar, cada jogador pode levar uma relação com os códigos e seus respectivos Canais, uma vez que isso pode ser preparado com antecedência, em impressos plastificados, ou até mesmo em tabelinhas impressas em papel adesivo (qualquer casa de impressão mediana oferece a impressão em papel adesivo e ou a plastificação). Ainda, pode ser feito uma série de tabelas com códigos e canais diferentes, que podem ser escolhidas na hora, de forma que seus códigos sejam sempre surpreendentes e mais difíceis de serem descobertos ou deduzidos.

Outra coisa importante é o uso dos nomes nas comunicações... Um oponente que por acaso escutar seu nome em uma conversação do seu time, poderá frustrar seus planos, justamente por conhecer um pouco (ou muito) seu estilo de jogo ou modus-operanti.

Desta feita, é recomendável o uso de Codinomes na comunicação, que tornam os diálogos mais diretos e menos claros a um espectador alheio.
Codinomes numerais são fáceis de usar e lembrar (Operante 01, Lobo 01, Agente 01, etc), mas outras alcunhas não deixam de ser interessantes: “Cachorro Magro”, “Ariranha Rebelde”, "Gazela Thompson”, “Reboco de Parede”, “Desentupidor de Pia”... (hehehehehehe... eu não agüento esses nomes táticos super-machos-clichês como Águia, Falcão, Leão, Urso...).
Da mesma forma, uma lista com esses codinomes pode ser providenciada... e logo todo mundo vai saber quem é quem nesse Zoológico!

Outra dica que pode ser adotada é dar nomes-códigos específicos à algumas situações e indivíduos durante a partida.
Isso facilita o processo de comunicação e ajuda a manter os oponentes à sombra do real significado daquilo que você está falando (Ex.: Inimigo: Tango, Vermelho Um, Lobo, Oscar...; Sniper: Sierra, Caçador, Zorro...; Objetivo: Trabalho, Firma... ).
Mais uma vez, uma relação com todos os códigos poderá ser providenciada, de forma que todos do seu time tenham pleno conhecimento do significado de cada palavra utilizada.

Agora... seu pequeno livro de códigos já virou uma pequena enciclopédia, e tenha certeza que ele valerá ouro, se cair nas mãos dos oponentes! (hehehehehehehehe... )

Tudo isso não impede que a conversação do time seja rastreada... mas já dá uma confundida e um trabalho à mais aos adversários.

O Alfabeto Fonético é de ótima valia... mas soletrar as palavras no rádio não é exatamente a melhor forma de se falar algo à alguém – ou melhor: Sierra-orscar-lima-eco-tango-romeu-alfa-romeu alfa-sierra papa-alfa-lima-alfa-victor-romeu-alfa-sierra november-oscar romeu-alfa-delta-indian-oscar...

Ele se presta mais para evitar a confusão que sem tem quando se escuta letras em específico justamente por sua similaridade sonora (como por exemplo: “B” com “D” e “P”).

Logo, é bom saber todo o Alfabeto fonético e estar preparado para usa-lo, mas não o use como regra padrão de suas comunicações... porque afinal, ninguém conseguiria entender uma frase sua, que também duraria alguns minutos para se perfeitamente soletrada, inviabilizando qualquer comunicação tática plausível.

CÓDIGO FONÉTICO INTERNACIONAL

A - Alpha
B - Bravo
C - Charlie
D - Delta
E - Echo (Eco)
F - Foxtrot
G - Golf
H - Hotel
I - Indian
J - Juliet
K - Kilo
L - Lima
M - Mike
N - November
O - Oscar
P - Papa
Q - Quebek
R - Romeu
S - Sierra
T - Tango
U - Uniform
V - Victor
W - Wiskey
X - X-Ray ("Ex-rey")
Y - Yankee
Z - Zulu

Os números, que também geram grande confusão são:

0 - Nulo
1 - Primo
2 - Segundo
3 - Terceiro
4 - Quarto
5 - Quinto
6 - Sexto
7 - Sétimo
8 - Oitavo
9 - Nono

Com toda essa estratégia, você está apto a sair falando à vontade no seu rádio, disparando seus novos códigos secretos e soletrando milhares de palavras com o uso do Alfabéto Fonético... MAS... a Regra mais importante da Rádiocomunicação é: MENOS É MAIS!

Isso quer dizer que você deve falar o mínimo possível e ser o mais preciso que conseguir em uma única comunicação!

Não esqueça de ser claro e manter o mesmo tom de voz, preferencialmente de forma sóbria e consistente.

Quando se fala pouco:

- Consome-se pouca bateria,

- Deixa o canal aberto e desimpedido para que outros membros do seu time possam usar a frequência,

- Dificulta aos "espiões" Scannearem sua frequência,

- Te deixa com mais tempo para Jogar e cuidar de todos os outros assuntos táticos e estratégicos.

Outra coisa importante é evitar as conversações sobre assuntos aletórios, discussões de qualquer espécie, esbravejamentos, falar de boca cheia ou sem fôlego...
Afinal... a função do rádio é se comunicar e ter a certeza que será compreendido.

Nessa consciência, observe algumas terminologias comuns:

- Positivo, Afirmativo: Sim, Entendi, Copiei

- Negativo: Não, Não Entendi, Não Copiei

- Na Escuta, Prossiga: Eu estou aqui, Eu estou a disposição, Pode Falar

- Entrecorte: A mensagem não chegou perfeitamente, Repita a mensagem

- Repita: Não escutei, Repita a mensagem

- Última-Forma: Desconsidere minha última mensagem

- Emergência: Quando repetido 3 vezes, indica alerta imediato e emergência real em andamento. Nesse caso encerre todas as comunicações e monitore o alerta.
Evite perguntar o que ocorreu, com quem e onde... porque isso irá promover o caos com todos falando e buscando informações.
Caso tenha conhecimentos médicos, ofereça sua ajuda e aguarde a solicitação formal.

- Câmbio-Final: Conversação terminada, Nada mais à declarar

Outra forma bem reduzida de passar um mensagem via rádio é a utilização do CÓDIGO Q, que foi idealizado para resumir em poucos conjuntos de letras as perguntas e respostas mais comuns.

CÓDIGO Q

- Q.A.P: Na escuta (também pode ser usado como pergunta: QAP Unidade 1[/b]?)
- Q.A.R: Desligar
- Q.R.N: Interferência
- Q.R.A: Nome do Operador (também pode ser usado como pergunta)
- Q.R.L: Estou Ocupado
- Q.R.M: Interferência Humana
- Q.R.Q: Transmita mais Rápido
- Q.R.S: Transmita mais Devagar
- Q.R.U: Ocorrência
- Q.R.V: À disposição (às suas ordens)
- Q.R.X: Aguarde
- Q.R.Z: Identifique-se
- Q.S.A: Como está recebendo o sinal?
- Q.S.L: Entendido
- Q.S.M: Esté ouvindo?
- Q.S.O: Comunicado - Aviso
- Q.S.P: Fazer a ponte - Retransmitir a mensagem (à alguém ou à rede)
- Q.T.C: Mensagem
- Q.T.H: Local, Localização
- Q.T.R: Horário Exato
- Q.T.U: Horário
- Q.T.A: Última Forma (Desconsidere minha última mensagem)
- Q.S.V: Viatura
- Q.S.J: Dinheiro
- T.K.S: Obrigado

(Os Códigos Q foram compilados do tópico: Comunicação por Rádio, de autoria do DGordo)

Uma dica bem básica, mas que nem todos se dão conta é apertar o PTT (Push-To-Talk... aquele botãozinho que se aperta para falar) por 1 segundo antes de falar qualquer coisa e só então começar a conversação... e só soltar o PTT meio-segundo após o término da sua mensagem!
Isso se presta a evitar que você corte parte da sua mensagem porque muitos aparelhos não começam a transmitir imediatamente, e alguns outros demoram um pouquinho para ativar todos seus recursos digitais, como filtros, Scamblers, etc.

Ao contrário do que se possa acreditar, aumentar o volume não amplia o alcance do rádio!
Na verdade, a única coisa certa que acontece é o consumo excessivo de baterias!
Pode parecer insignificante, mas os rádios usam 60% da carga de suas baterias/pilhas justamente para emitir o som, 20% para transmitir e 20% para receber o sinal.
Justamente por isso, use suas baterias/pilhas de forma inteligente.
Uma boa fora de fazer isso é utilizar um fone de ouvido (ou similar)...

Continua em breve...

-----------------------------------------------------------------------------------

FAQ - Perguntas mais freqüêntes!

- Pergunta: Como funciona a criptografia digital, embaralhamento de voz, essas coisas??

- Resposta: Em geral, o aparelho vêm com esses recursos, ou oferece a possibilidade de adaptação de acessórios que permitam a criptografia ou o Scambler.

Todavia... para nossa infelicidade (e, de certa forma, que bom que seja assim) esses up-grades técnicos só estão disponíveis em rádios restritos e bemmmmmmmm caros.

Veja que nesse PANAMERICANO, a Força de Defesa Nacional usou rádios com Criptografia Digital, o que impediu que qualquer pessoa que rastreasse sua frequência ( o que não é difícil ), pudesse entender qualquer coisa que fosse dita ( nesse caso, escutaria-se apenas um chiado ou estática, ao invés de palavras ).

Artifício similar é utilizado em muitas outras unidades policiais e militares que contam com os mais modernos aparelhos portateis de rádiocomunicação, disponívies no mercado.
Justamente por esse motivo... esses rádios são caros e muitas vezes restritos.

Mas... há alguns rádios comerciais de uso civil que tem algum tipo de embaralhador, e que podem ser utilizados sem maiores problemas.


- Pergunta: Tem pessoas com Scanners para quebrar os artefatos de Criptografia e Embaralhamento?

- Resposta: Na verdade, o Scanner serve para patrulhar a linha de frequências em busca daquelas que estão sendo utilizadas. Isso quer dizer que ele pode percorrer toda linhas de freqUências disponíveis em seu rádio e parar quando encontrar uma que esteja sendo utilizada naquele momento - exatamente como o sintonizador automático do rádio do carro, que busca as rádios pela ocupação da frêquência que elas fazem.

O Scanner pode ainda ser ajustado para correr por alguns canais {que são frequências pre-ajustadas e nominadas como números ou códigos - Por exemplo, na televisão, invês de ajustamos nosso receptor (televisão) nas frequências das redes de televisão, ajustamos os canais pré-estabelecidos: Canal 12 (Rede Globo), Canal 07 (Bandeirantes), Canal 05 (SBT)... o que acontece da mesma forma com os rádios Talkabouts, que são vendidos com uma série de canais pré-ajustados, em frequências que não vemos}

Mas... voltando ao cerne da questão... SIM existem formas de se quebrar uma frequência criptografada e desembaralhar um Scambler... MAS... se dependem de rádios receptores mais elaborados com sistemas inteligentes e banco de dados com milhares de chaves criptográficas... o que quer dizer que nem eu, nem você, poderemos fazer isso sem investir uma verdadeira fortuna em equipamentos tecnológicos.



FONTE: PAINTBALLCENÁRIO.COM http://paintballcenario.com.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=470
Ir para o topo Ir para baixo
https://hawks.forumeiros.com
TED

TED


Mensagens : 432
Data de inscrição : 05/06/2011
Idade : 50
Localização : ASSIS -SP

USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL Empty
MensagemAssunto: Radios    USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL EmptySáb Jun 25, 2011 10:03 pm



Pô Presidente outro Topico classe A,
Acho que esse topico sugere uma chamada oral , todo mundo fica obrigado passar por aqui e escrever seu nome na lista para que todos saibam , que leu o topico .
Muito bom .


Ted- TANGO ECO DELTA SETIMO QUARTO -Presente


Tropa1
Ir para o topo Ir para baixo
 
USO TÁTICO DO RÁDIO NO PAINTBALL
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» POD TÁTICO "HOME MADE"
» Jogo Diocesano 12 05 2012
» ENCONTRO DOS AMIGOS DO PAINTBALL
» Bolinha nacional Paintball-One
» Snow Day @ Forest Fire Paintball

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hawks Paintball - Grupo de Combate - Assis - SP :: EQUIPAMENTOS :: OUTROS (radio, pod, ...)-
Ir para: