Salve Guerreiros dos Hawks!
Bom Dia a todos!
Segue abaixo algumas regras básicas para a segurança do evento.
REGRAS BÁSICAS DO EVENTO Cláusula 1ª BARREL SOX.
1.1) Uso obrigatório do acessório de segurança Barrel Sox em todas as etapas; o jogador que não possuir o Barrel Sox não entra em campo e principalmente nem monta seu equipamento para jogar.
1.2) O único local em que o jogador poderá permanecer sem o Barrel Sox será dentro da área de jogo (Durante o Jogo), não existe outro local ou justificativa que autorize e/ou garanta que o marcador fique desprovido deste equipamento de segurança, caso contrário o jogador será suspenso do evento e poderá sofrer e arcar com as conseqüências.
1.3) O jogador que não possuir o Barrel Sox deverá procurar o responsável pelo campo ou um dos organizadores do evento para providenciar o acessório através de compra.
Cláusula 2ª MÁSCARA.
2.1) Equipamento de uso obrigatório, nunca se deve tirar a máscara dentro da zona de combate, sendo que a retirada da mesma coloca o jogador em risco eminente de acidente grave como cegueira, surdes ou até mesmo levá-lo a morte; a máscara só poderá ser retirada fora da área de combate ou na Safety Zone, depois de observado os princípios de segurança pelos Rangeres (fiscais de porta e fiscais de acessos) a todos os jogadores.
Cláusula 3ª PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA.
3.1) Todo jogador deverá observar os 5 (cinco) princípios básicos de segurança ao entrar ou sair da área de jogo, na Safety Zone e em áreas comuns:
a) Marcador desengatilhado,
b) Travado,
c) Dedo fora do Gatilho,
d) Cano voltado para baixo e
e) Barrel Sox acoplado na ponta do cano do marcador.
3.2) É extremamente recomendado o uso de rádio (tipo talkabout), para comunicação entre os membros de cada exército e com a organização.
3.3)Fiscais de porta (Passagem dos jogadores da Safety Zone para o campo/área de jogo) estarão controlando/observando os princípios de segurança e sempre atentos ao número de jogadores dentro e fora da área de jogo.
Cláusula 4ª CRONOGRAFAGEM.
4.1) Antes do início do evento, todo jogador deverá localizar a área de cronografagem e passar todos os seus marcadores para checagem e lacração/identificação, a regra é válida a todos, independentemente se o jogador é novato ou experiente ou ainda se possui equipamento próprio, locado ou emprestado.
4.2) A cronografagem também poderá ocorrer durante e após o encerramento do evento, os marcadores deverão ser ajustados com no máximo 280 FPS e tolerância máxima para verificação em jogo observada de mais 10 FPS. Assim totalizando o máximo permitido para fiscalização em jogo de até 290 FPS.
4.3) A organização do evento estará dispondo de no mínimo 02 cronógrafos para verificação de todos os marcadores; aconselhamos a todas as equipes que oportunamente providenciem também seu cronógrafo.
Cláusula 5ª HIGIENE, LIXO E LIMPEZA.
5.1) Cada participante é responsável pelo seu lixo! Deve entregar o local limpo, sem lixo! As marcas dos tiros são Biodegradáveis.
5.2) Para a limpeza dos tiros tanto na roupa como no marcador e máscara, deve ser usado panos, e não papel higiênico.
5.3) Cada jogador é responsável pela sua limpeza (tiros), devendo se certificar que está limpo para próxima missão, para não correr o risco de ser eliminado por tiros "antigos".
5.4) Cada jogador deve respeitar as áreas de segurança delimitadas pela organização e disparos não devem ser efetuados em edificações, animais e/ou locais que não sejam apropriados a prática do esporte.
Cláusula 6ª OCORRÊNCIAS E ACIDENTES.
6.1) Caso o participante se machuque ou veja alguém ferido deve pedir AJUDA o mais rápido possível junto a organização do evento; no caso de ferido deve-se gritar “Ferido Real”, o jogador entra em STOP até que o problema seja resolvido ou que o socorro chegue.
6.2) Na ocorrência de acidentes graves onde o ferido não tenha condições de sair de campo por conta própria e havendo necessidade de atuação da equipe socorrista o jogo será parado momentaneamente por um som de sirene, apito ou similar; o jogo só será reiniciado a comando do mesmo som, isso, após o ferido ser removido de campo.
Obs. Cada ranger deverá estar munido de um apito, este, será utilizado exclusivamente nas situações de emergência.
6.3) Não tente prestar socorro a um ferido se você não for habilitado. O evento terá a presença de uma Ambulância ou Resgate com pessoas especializadas, e organização do evento terá pelo menos uma (1) pessoa habilitada com curso de primeiros socorros.
6.4) Nunca deixe de reportar à organização qualquer machucado ou ferimento que tenha ocorrido durante o evento, assim como qualquer mal estar.
Obs: Aconselhamos a todas as equipes de Paintball que procurem colaborar com a segurança e a eficiência do esporte, dispondo/treinando também em sua equipe pelo menos 01 integrante com curso de primeiros socorros.
Cláusula 7ª DISCIPLINA E PUNIÇÕES.
7.1) Não efetuar disparos no adversário além do necessário (Over Shot), caso um jogador seja atingido e não saia da área de jogo para a Safety Zone ou não se identifique como atingido, o jogador prejudicado deverá solicitar a presença do Ranger para verificação (Check Paint).
7.2) Devem-se evitar disparos com distância inferior a 06 (seis) metros, não havendo a possibilidade, pedimos que os mesmos sejam efetuados em pontos não vitais do corpo como cabeça, pescoço e genitálias).
7.3) Não serão tolerados gritos, acusações, xingamentos ou outras formas de intimidações para excluir um jogador da partida, apenas marcas de tinta excluem o jogador da partida.
7.4) Qualquer indisciplina, desobediência ou desrespeito ás regras do evento, aos Rangeres, a qualquer jogador ou organizador do evento resultará na perda de uma vida do transgressor, não havendo vidas de reserva ou o participante seja reincidente, o mesmo será convidado/obrigado se retirar do evento.
7.5) As decisões ou apontamentos efetuados pelos Rangeres deverão ser respeitados acima de tudo.
7.6) Primamos pelo “FAIR PLAY” – “JOGO LIMPO”, e todo jogador de Paintball deverá participar do esporte de forma inteligente e correta.
Cláusula 8ª RENDIÇÃO.
8.1) Poderá haver rendição e está será opcional; todo Jogador pode ordenar a rendição de um adversário ou unidade adversária, geralmente quando estes estiverem em menor numero, ou em local cercado.
8.2) A rendição é obrigatória em distância menor que 03 metros!
8.3) Para render um oponente deve-se ordenar em voz alta para o adversário "Renda-se ou Rendido” (dentro de uma área máxima de 3m), neste caso se o oponente optar pela rendição, ele deverá levantar o marcador e ir para Safety Zone.
Obs: Lembramos que a rendição é opcional, o jogador a ser rendido não é obrigado a render-se, porém é altamente aconselhável a rendição para evitar acidentes e desentendimentos desnecessários.
8.4) AUTO-RENDIÇÃO.
8.5) Qualquer unidade ou jogador pode render-se, pois podem encontrar-se numa situação de emboscada ou limitação de atuação de jogo, neste caso ele deverá levantar seu marcador, render-se e deslocar-se para a Safety Zone como se estivesse ‘morto’. Resumindo, a rendição e a auto-rendição são como a eliminação.
8.6) É expressamente proibida qualquer forma de agressão verbal na rendição.
8.7) É expressamente proibido disparar em um jogador que se rendeu.
Cláusula 9ª PARTICIPAÇÃO.
9.1) Só poderá participar jogadores com mais de 16 anos de idade, sendo que os jogadores com menos de 18 anos de idade ter autorização assinada pelo Pai, Mãe ou Representante Legal, que será entregue antes do início do jogo para a organização do mesmo.
Cláusula 10ª EQUIPAMENTOS.
10.1)Fica autorizada a utilização dos seguintes equipamentos de Paintball:
a) Marcadores (Base de CO², Ar Comprimido e Propano);
b) Granadas a base de tinta biodegradável e sem pólvora;
c) Minas acionadas por pressão terrestre a base de CO² e tinta biodegradável;
d) Bombas de fumaça que não tenham a pólvora como combustível;
e) Equipamentos voltados exclusivamente á prática do Paintball;
f) Rádio (tipo talkabout) de comunicação, extremamente recomendável.
Obs: Todos os equipamentos serão vistoriados pela organização do evento ou representante da organização, antes do início do jogo e só entraram em campo com a devida autorização!
Cláusula 11ª PROIBIÇÕES.
11.1) Não será permitida entrada ou venda de bebidas alcoólicas antes e durante os jogos; consequentemente não serão toleradas situações de embriagues, vícios, brigas e outras atitudes não condizentes com a percepção física, mental e motora normais.
11.2) A organização do evento estará autorizada a retirar do jogo, qualquer jogador (no período do jogo/evento) que for flagrado com drogas ou bebidas alcoólicas.
11.3) Nunca olhe pelo cano do marcador, e trate o mesmo como se estivesse sempre carregado com munição e gás, mesmo que não esteja.
11.4) Não será permitido tiros “TIROS CEGOS” o jogador será advertido na primeira vez e retirado do jogo na segunda advertência.
11.5) É proibido qualquer manuseio de bombas ou artefatos a base de pólvora ou ainda de qualquer substância que possa provocar incêndio, corrosão ou explosão sendo seu acionamento via pavio ou impacto.
12.6) Está expressamente proibido a entrada e o porte de armas de fogo e/ou armas brancas no local do evento. Salvo oficiais da lei que estiverem em serviço e não estiverem participando do evento.
11.7) Não fornecer marcadores para pessoas não habilitadas ou que desconheça os equipamentos e o esporte, pois esta atitude pode resultar em acidentes graves como perda da visão, audição ou até mesmo a morte. O descumprimento desta regra coloca o infrator como responsável por qualquer incidente ou acidente que venha ocorrer.
11.
É expressamente proibido a utilização de equipamentos voltados a bloqueio de rádios comunicadores e similares.
Cláusula 12º REGRAS BÁSICAS DENTRO DA ÁREA DE JOGO
12.1) O jogador que alvejar um adversário deve cessar fogo imediatamente assim que o atingido levante seu marcador, caso contrario será considerado excesso de tiro (Over shot).
12.2) Logo que o Jogador perceba que foi atingido "fatalmente”, ou que algum Ranger o elimine, esse deve o mais rápido possível levantar o marcador acima da cabeça e se possível gritar "MORTO" para que os adversários cessem os disparos evitando assim o excesso de tiro (Over shot) no jogador.
12.3) Jogador alvejado e que esteja em duvidas quanto ao impacto (estouro ou não da bolinha) deverá solicitar vistoria do ranger mais próximo.
12.4) O Jogador "morto!" deverá se retirar do local de combate o mais rápido possível, e se dirigir a Safety Zone CALADO! Sendo proibido falar com alguém, passar material, fazer gestos ou reclamações, pois poderá ser eliminado do jogo. Para se locomover, o Jogador "morto!" deverá permanecer com o marcador acima da cabeça.
INFRA-ESTRUTURA FORNECIDA PELO SEDIANTE:
1 Para realização do evento o Sediante se compromete a dispor de estrutura física adequada possuindo:
2 Área de Estacionamento Segura e suficiente para todos os participantes.
3 Local para Carga de CO² e HPA.
4 Área exclusiva para Cronografagem ou Cronagem.
5 Local adequado para Briefing.
6 Local apropriado para os jogadores.
7 Local seguro para Familiares e Visitantes. Tal setor deverá estar protegido ou cercado por
telas.
GRANDE ABRAÇO A TODOS
GIBA